Projeto: O SUS na prática

Este material é fruto de um programa de ensino da Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) chamado Residência Pedagógica. O programa é coordenado pelo Prof. Junot Maia e pela Prof.ª Carla Coscarelli e conta com a participação de estudantes da graduação em Letras. Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ele busca contribuir para a formação inicial de professores nos cursos de licenciatura.
Partindo de uma produção conjunta da equipe, esta proposta pedagógica vem da necessidade de auxiliar os professores de Língua Portuguesa da educação básica na condução da disciplina de Práticas Comunicativas do Novo Ensino Médio. Tem como alvo alunos do Ensino Médio, mas pode ser aplicado na EJA e em outros seguimentos.
O tema foi um consenso da equipe dada a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população em geral. A fim de informar sobre os serviços que o SUS oferece e de conscientizar os estudantes sobre o cuidado com a saúde, foi decidido que o tema seria abordado em três aspectos: o direito ao SUS, o acesso ao SUS e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Esperamos que este material possa ser usado por outros professores além daqueles envolvidos no Residência Pedagógica, uma vez que esta é uma proposta didática que pode ser trabalhada de forma transversal e interdisciplinar.

Estudantes da graduação em Letras envolvidos:
Alexander Teixeira Souza
Alice Brandão Azevedo Alves
Ana Clara Miranda Alves
Ariana Fernanda do Nascimento Silva
Caio Henrique Moura de Almeida
Clara de Assis Pereira
Larissa Silva Santos
Larissa Cristina Velloso Dias
Lydia Dilkeya Dias Reis
Marcos Gabriel Oliveira Guilherme
Maria Zilda Bibiano Oliveira Souza
Monique de Souza Mello
Pedro Demétrio Morais
Samuel Luiz Alkimim Nonato
Tamara Ellen Lacerda Figueiredo
Thalyta Ávila Costa

Saiba mais detalhes sobre cada etapa do projeto!

Cada etapa

2. O direito ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil

3. Compreendendo as ISTs

Acesse aqui o material completo do projeto:

MATERIAL-DO-ALUNO

MATERIAL DO PROFESSOR

Depoimentos dos nossos residentes: