Divulgação Científica

Introdução   Produção dos Alunos   Arquivos das Aulas   Projeto Completo  

Introdução

Composto pelos bolsistas Beatriz Ferraz Jesus, Daniel Roger Gomes Martins, Laís Marçal e Luiz Felipe Monteiro, o projeto Divulgação Científica: diálogos entre a ciência e a sociedade teve como público-alvo alunos do 1º ano do Ensino Médio Integrado do colégio técnico COLTEC, instituição que recebe residentes do Programa Residência Pedagógica na UFMG. As práticas aqui adotadas foram aplicadas durante 9 horas totais nas turmas dos cursos técnicos de Automação e Informática (103 e 104), nas aulas de Língua Portuguesa do professor Francis Arthuso Paiva. Ademais, o planejamento das atividades do projeto foi pautado nas práticas possíveis para o Ensino Remoto Emergencial (ERE), acontecendo em ambientes virtuais de aprendizagem em função do isolamento social como medida preventiva à COVID-19.

Em suma, esse projeto didático-pedagógico propôs a discussão sobre as dimensões dos saberes científicos e suas interseções com outros domínios do saber. Com isso, o objetivo foi que os alunos conseguissem identificar as diferenças entre esses discursos e como eles impactam na sociedade. Além disso, ele também se propôs a levar os alunos a identificar a relação ciência-sociedade, a partir da visão atual sobre a ciência de forma a colocar esse saber em diálogo com aquilo que está fora do ambiente acadêmico ou outros setores pares.

Para isso, portanto, as atividades foram realizadas por meio de aulas síncronas e assíncronas, durante o mês de agosto de 2021, viabilizando a construção de conceitos capazes de sugerir outros papéis para a ciência e de entender os alunos como leitores e produtores competentes da linguagem científica transposta para os gêneros de texto de divulgação científica. Foram, também, propostos questionamentos e atividades que fizessem com que os alunos analisassem a dinâmica social na qual gêneros desse interdiscurso estão inseridos. As atividades, para isso, envolveram discussões em fóruns, análise de materiais pré-selecionados (vídeos e reportagens), curadoria de conteúdo e produção de textos (orais e escritos). Como produto final, os alunos tiveram a tarefa de construir páginas de divulgação científica no Instagram.

Produções dos alunos

Link: https://www.instagram.com/turma103.2021/

Arquivos das Aulas



Textos Complementares

CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal? Tradução de: Raul Filker. Editora Brasiliense, 1993. Esse livro é um clássico de ensino de epistemologia e dá uma visão panorâmica sobre as diferentes concepções de ciência.

DUCHOWNY, Aléxia Teles et al. Fundamentos de Linguística Comparada Presencial. 2015. Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: https://grad.letras.ufmg.br/arquivos/monitoria/Aula3_lingcomp_apostila_texto4.pdf. Acesso em: 15 fev. 2022. Essa apostila, especialmente no capítulo 2, ajuda a compreender melhor como funciona o estudo da origem das línguas, a hipótese da “língua mãe”, as famílias linguísticas, entre outras questões importantes da Linguística Comparada.

SANTOS, Raudiner Railton dos. Revista de divulgação científica: da mídia impressa para as mídias digitais. Campinas, SP: [s.n], 2016. Disponível em http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/321599/1/Santos_RaudinerRailtondos_M.pdf. Acesso em 15 jan. 2021. Essa tese de doutorado fornece, nos capítulos iniciais, base teórica de linguística para pensar divulgação científica, conceituando esfera discursiva, gêneros textuais, relação da divulgação científica com o jornalismo, etc.

Arquivo com o projeto completo



Atualizado pela última vez em 15 de fevereiro de 2022.

Todos os materiais de autoria dos criadores desta página estão licenciados sob uma licença Creative Commons BY 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.