Línguas Estrangeiras

BREVE RESUMO DO PROJETO

O projeto  Reclusões sociais a partir de representações estereotipadas das línguas inglesa, francesa e alemã faz parte do programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Minas Gerais, cujo subgrupo línguas estrangeiras teve como objetivo propor a reflexão acerca do contato com línguas estrangeiras, a idealização de seus falantes e como tal processo que envolve o aprendizado, ao ser estereotipado pode levar a reclusões sociais, impedindo um progresso individual e cultural de cada falante. Foi desenvolvido pelos alunos Ana Clara Lordeiro, Ana Luísa Viana, Carlos E. Jardim, Kelly Carvalhaes, Larissa Helen, Anna Flávia S. Martins e Taynara Zanandreis,recebidos pela professora Osmara Portilho na Escola Estadual Ari da Franca, possibilitando um grande acervo das línguas trabalhadas em sala, tendo representantes dos seguintes idiomas:  Inglês, Francês e Alemão.

Devido a esta grande variedade de línguas trabalhadas no projeto, notamos um ponto em comum entre as áreas de atuação, sendo os estereótipos e preconceitos repercutidos culturalmente a respeito de nossa própria língua, a partir disso temos a imagem que os demais países constroem de nós e consequentemente o que nós iremos construir a respeito das línguas estrangeiras. Temos como foco do trabalho a aproximação direta dos estudantes da rede pública com métodos e ações que podem amenizar tais reclusões sociais, como por exemplo conhecendo não apenas linguística e gramaticalmente um estrangeiro, mas socialmente através do gênero textual entrevista, ao qual serão apresentadas perguntas desenvolvidas em discussão dentro de sala de aula para apresentação e resposta direta com nativos.

Temos como objetivo ao final da aplicação do projeto uma melhor construção do pensamento crítico, uma capacitação de como se portar em situações de contato com culturas estrangeiras e um processo de autonomia ao questionar e verificar informações de maneira consciente e capacitada, revelando a importante ligação que a língua tem com a cultura de um país e como isso pode revelar um impacto negativo quando ignorado de forma a abrir espaço para práticas desfavoráveis durante o aprendizado de novas línguas.

DESENVOLVENDO O PROJETO

Devido a situação pandêmica e isolamento social ocorrido durante a atuação do projeto, se fez necessário uma adaptação aos contextos de ensino impostos pelos poderes governamentais e sanitários. Tendo como centro de atuação o ensino remoto emergencial (ERE) aplicadas tanto em âmbito escolar e universitário. o desenvolvimento e aplicação do projeto ocorreu totalmente de maneira remota, tendo variações entre atividades síncronas, por meio de encontros em sites de reuniões online, quanto atividades assíncronas, trazendo uma autonomia no estudo e construção de material dos alunos.  

Para isso contamos com o apoio e orientação durante a elaboração do projeto das professoras Osmara Portilho e Daiane Patrícia às quais agradecemos imensamente a disponibilidade e comprometimento em nos auxiliar com tudo o que foi preciso, sanando dúvidas e contextualizando toda a rotina do ensino remoto. Infelizmente a professora Daiane precisou sair do programa Residência Pedagógica, com isto nossa aplicação do projeto se destinou apenas à escola Ari da Franca, local onde a professora Osmara leciona. Ao longo da criação do projeto ambas se disponibilizaram em grupos de Whatsapp e reuniões online para esclarecer dúvidas, dar sugestões, contextualizações sobre o ensino remoto, abriu espaços nas aulas síncronas da escola para nos ambientarem, apresentarem e dos quais fizemos até mesmo relatórios. Quanto ao projeto, Osmara esteve presente nas aulas incentivando os alunos a participarem conosco e fazendo interferências sempre que necessário, pelo carisma e dedicação ao nosso projeto agradecemos sua contribuição.

O projeto foi estruturado para aplicação em 4 aulas, atendendo a demanda da escola parceira com o qual trabalhamos em conjunto, com um desdobramento em 8 etapas, sendo elas 4 presenciais e 4 de maneira assíncrona. Iremos aqui relatar de maneira breve os pontos principais de aplicação do projeto em sala de aula.

1º ETAPA

  • Apresentamos a ideia central que seriam os estereótipos gerados em relação a línguas estrangeiras e seus falantes com o vídeo Emily in Paris e Friends, a todo momento abríamos espaço para que os alunos externalizassem o que sabiam do assunto e dessa forma mediamos discussões sobre por que isso acontece, as consequências para quem está em processo de aprendizado de novas línguas e a partir de memes em imagens e vídeos, de autores conhecidos por muitos em redes sociais como Lea Maria, Gustavo Tubarão e o casal Zach e Katarina, questionamos se concordavam com o que fora mostrado e se de fato os falantes nativos de determinadas línguas podiam ser representados de forma generalizada. 
  • Ao notarmos que alguns alunos já tiveram contato com outras línguas como a portuguesa e italiana, usamos como referência suas experiências para exemplificar a diversidade linguística que existe bem como ressaltar a importância em respeitar e contribuir para esses contatos. Vale ressaltar os cuidados necessários que tivemos como evitar que durante as conversas de desconstrução de estereótipos o responsável por guiar a aula não imponha suas próprias estereotipações, confiando no material provocador esta responsabilidade.
  • Após o primeiro debate, criamos aqui uma ponte para a auto reflexão e como caímos nessa armadilha de preconceitos e imagens distorcidas, dando oportunidade aos alunos de manifestarem neste momento da aula suas auto análises. 
  • Ao terminar as discussões sobre o tema, propomos que cada um, em sua autonomia buscasse na internet outros memes que pudessem representar o que aprenderam no nosso encontro síncrono, esta atividade assíncrona será relembrada na próxima aula e então poderemos usar também como forma de avaliação a disposição que eles tiveram em prolongar um tema tão necessário. 

2° ETAPA

 
  • Considerando o tempo de 1 ou duas semanas entre as aulas síncronas começamos por relembrar um pouco sobre os estereótipos e logo em seguida passamos um pequeno vídeo de um adolescente brasileiro que estuda nos EUA e faz uma entrevista com diversos colegas sobre o que conhecem e pensam a respeito do Brasil. Como já imaginávamos os alunos se sentiram um pouco indignados com a previsibilidade dos estereótipos que criam a respeito de nós no exterior e como fazemos quando há um estrangeiro em nossa comunidade, quase sempre o tratamos como diferente e criamos piadas ao invés de nos solidarizarmos com sua aprendizagem. 
  • Depois de mediar as discussões calorosas sobre o vídeo abrimos espaço para fazer um quiz online sobre o gênero entrevista, a todo momento uma coisa leva a outra, isso nos facilita entrar em diversos conteúdos importantes para o projeto sem que os alunos fiquem confusos quanto ao que estão vendo. As respostas para o quiz no geral foram positivas, podemos considerar que eles possuíam alguns conhecimentos prévios através do que vêm em televisões e redes sociais. 
  • Esclarecemos que o gênero entrevista é uma forma de incitar nas pessoas o hábito de pesquisar e perguntar algo sem presumir ou pressupor, isso abre espaço para os convívios sociais que contribuem para a inserção do estrangeiro em uma nova comunidade de falantes e a quebra de estereótipos e preconceitos moldados com base no que ouvimos falar. 
  • Ao final da aula pedimos que formulassem perguntas em português mesmo sobre o que acham coerente saber de um estrangeiro com base no que vimos até agora nos materiais disponibilizados,  nos surpreendemos ao ver perguntas de cunho político, cultural e social, que poderiam com certeza contribuir para desvincular os conceitos que pré moldamos e que generalizam de pessoas que apesar de sua nacionalidade possuem sua individualidade. 

3° ETAPA 

  • Contextualizamos os alunos quanto às perguntas feitas no formulário do google e o começo do trabalho com o gênero entrevista, pensando em continuar com este foco mostramos um pequeno vídeo “73 questions with vogue” que entrevistou a cantora Lizzo, além da parte gramatical que foi mostrada logo após nos slides, o mediador levou os alunos a entenderem a seleção das perguntas feitas, como a cantora possui um impacto social com todos os seus trabalhos, sendo uma mulher fora dos padrões de estética, negra e que usa a música para mostrar essa realidade diversa, para então concluirmos com os alunos que uma entrevista tem que ser um trabalho conjunto entre língua e cultura. 
  • Usando novamente as perguntas feitas em português na aula anterior propomos refletirem quais eles acham serem essenciais para uma entrevista com um estrangeiro e a melhor maneira de usar uma gramática a fim de facilitar tal comunicação. Depois das discussões eles foram divididos em grupos através do formulário do google e receberam a atividade assíncrona, deveriam fazer um vídeo ou gravar um áudio em que eles faziam perguntas em outras línguas, poderiam ser inglês, francês e alemão, no entanto deveriam saber que para a próxima aula síncrona receberiam uma estrangeira de língua inglesa já que é a matéria que estudam na escola e conduzir com nosso auxílio tal entrevista. 

4° ETAPA 

 

  • Iniciamos a aula dando as boas vindas à convidada Caroline que de bom grado se disponibilizou para contribuir não somente com essa experiência enriquecedora, mas com nossa formação no programa também. Antes da entrevista começar colocamos os vídeos e áudios produzidos pelos grupos, nos surpreendemos com a proatividade dos alunos em seus materiais e dos conteúdos das perguntas, Lucas um dos alunos se dispôs a procurar com amigos uma ajuda para perguntas em alemão e francês, mesmo que seu contato com tais línguas tenha sido pouco. Demos um feedback positivo já que estávamos avaliando justamente o contato com o gênero entrevista, a disposição dos alunos para com uma forma justa de diálogo e que pode contribuir com a quebra de estereótipos. 
  • Logo após a conversa a respeito dos vídeos e áudios, demos início à entrevista com uma pequena apresentação da convidada Caroline, ela não somente contou um pouco a respeito de si como se mostrou ao longo da entrevista extremamente paciente e comunicativa. De início os alunos estavam um pouco tímidos, mas ao verem que não havia o que temer se soltaram para as tentativas. Sabemos que mesmo em anos de contato e aprendizado com uma outra língua, dificilmente nos tornaremos fluentes a ponto de podermos ser vistos como nativos, contudo esta nunca foi a real intenção daqueles que aprendem outra língua, por isso as tentativas, erros e acertos não devem ser mais ou menos exaltados, não devemos a partir disso criar formas de inibir a comunicação com as pessoas, mas ao contrário, entender que essa comunicação fará eternamente parte de um convívio social e cultural e que temos de respeitar a diversidade. 
  • Encerramos a entrevista e o projeto agradecendo a participação de todos, ao final ficou evidente para nós que os alunos estavam de fato contribuindo para o desenvolvimento do conteúdo escolhido. 

Atualizado pela última vez em 11 de janeiro de 2022.

 

APRESENTAÇÕES – ARQUIVOS

 

Todos os materiais de autoria dos criadores desta página estão licenciados sob uma licença Creative Commons BY 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

804 pensou em “Línguas Estrangeiras

  1. zoritoler imol

    Thanks for sharing excellent informations. Your web-site is very cool. I am impressed by the details that you have on this blog. It reveals how nicely you perceive this subject. Bookmarked this website page, will come back for extra articles. You, my friend, ROCK! I found simply the info I already searched all over the place and simply couldn’t come across. What a great site.

  2. xrcuwxhfp

    Online slots are massively popular. You spin the reels and hope to land on a winning combination. There are several tips and tricks to improve how you bet on slot games, whether you’re playing for free or real money. Our top tip is to think about paylines. Take the time to research each game’s paylines before you play to know which one give you the biggest chance to win. At Casino.org we’ve got hundreds of free online slot machines for you to enjoy. Unique five pot presentation with cascading effect allows for more anticipation into the bonus. Five exciting features may be awarded including progressing free spins, split symbols, multipliers, jackpots, and double reels. Configurable buy a bonus available. Yes. Slot Machines with bonus games and free games are available in many of our slots. Free slots with bonus and free spins no download for Android, can be found in the App Store or Google Play. There are many bonuses to discover, so play and spin around to find them all.
    https://teachersjovo.com/mobile-experience-of-rocket-by-bgaming-what-players-worldwide-should-know/
    MGM hopes to transform Empire City from a VLT property to a full-scale casino in the coming years. New York’s embargo on issuing downstate casino licenses expired this year. The state has three casino licenses to issue for the downstate region. The permits will allow the holders to operate traditional slot machines, live dealer table games, and sports betting. But commercial casino licenses would also help address a pervasive child care desert crisis. A recent report shows that 59% of Westchester census tracts are child care deserts, defined as any census tract with more than 50 children under age 5 that contains either no child care providers or so few options that the number of children exceeds available licensed child care slots by more than threefold. The Event Center at 8:00pm Book your hotel reservations at the Hyatt Regency JFK Airport at Resorts World New York City, to make us your favorite place to dine, play and stay!

  3. Australian WordPress Hosting

    Having read this I thought it was very informative. I appreciate you taking the time and effort to put this article together. I once again find myself spending way to much time both reading and commenting. But so what, it was still worth it!

  4. hrxmsobcc

    Durch das Verständnis der Plinko-Betrugsmasche können Spieler sich besser vorbereiten und potenziellen Betrügern einen Strich durch die Rechnung machen. Wir klären, wie die Betrugsmasche funktioniert, welche Warnzeichen es gibt und wie man sich schützen kann. Begleiten Sie uns auf dieser Reise in die Welt von Plinko, wo nicht alles so ist, wie es scheint. With its unforgettable characters, insider’s blueprint of the justice system, intricate plotting, and provocative, no-holds-barred ending, The Plinko Bounce demonstrates once again why Martin Clark has been called “the thinking man’s John Grisham” by The New York Times and praised as “hands down, our finest legal-thriller writer” by Entertainment Weekly. Die RTP von Plinko liegt je nach Spielmodus zwischen 95 % und 99 % – besser als bei vielen anderen Casinospielen. Im Niedrigrisiko-Modus erreicht die Auszahlungsquote Werte, die mit Blackjack oder Baccarat vergleichbar sind – zwei der spielerfreundlichsten Games überhaupt.
    https://stotiesautoservisas.lt/review-van-penalty-shoot-out-door-evoplay-spannende-gratis-spins-voor-belgische-spelers/
    Roulette Gewinn Berechnen Als neuer Spieler starten Sie Ihre Erfahrung Plinko mit bis 100 % Willkommensbonus. Cryptorino unterstützt zahlreiche Kryptowährungen, so dass Sie bei Plinko Echtgeld gewinnen können. Dank der gültigen Lizenz genießen Sie Spiele wie Plinko seriös und müssen sich keine Sorgen um eine Plinko Betrugsmasche machen. Ein plinko casino crypto verbindet klassischen Spielspaß mit der Innovation des digitalen Zeitalters. Die Möglichkeit, Kryptowährungen zu nutzen, zieht viele Spieler an, die Wert auf Komfort, Sicherheit und Anonymität legen. Dennoch ist es wichtig, plinko seriös zu spielen und sich der Risiken bewusst zu sein. Verantwortungsbewusstes Spielen sollte immer im Vordergrund stehen. Roulette Gewinn Berechnen Als Spieler haben Sie die Option, das Risiko zu erhöhen, indem Sie weitere Reihen mit Pins hinzufügen. Als Belohnung für das Risiko warten in den Slots höhere Multiplikatoren. In Plinko Casinos gibt es zum Teil viele unterschiedliche Varianten. So gibt es etwa allein im Krypto casino von CryptoLeo mehr als 15 (!) verschiedene Plinko-Spiele.

  5. onewave.com.my

    Thank you for another great article. Where else may just anybody get that type of information in such a perfect way of writing? I have a presentation next week, and I am at the search for such information.

  6. masterinbusinessadministration.com.my

    Thanks for the sensible critique. Me & my neighbor were just preparing to do a little research on this. We got a grab a book from our area library but I think I learned more clear from this post. I am very glad to see such wonderful info being shared freely out there.

  7. airport transport

    Admiring the hard work you put into your website and detailed information you provide. It’s good to come across a blog every once in a while that isn’t the same old rehashed information. Fantastic read! I’ve bookmarked your site and I’m including your RSS feeds to my Google account.

  8. jsfalmnxf

    Raja Games is one of the best colour trading websites that allows users to play prediction games. Here, players have to predict the outcome for the next colour with luck and strategy. This gaming app attracts users to win rewards. It offers a ‘pop a bubble’ game, where you have to pop the bubbles that match the target colour shown at the top of the screen. Each bubble you pop correctly earns you points, but be careful – popping the wrong coloured bubble will cost you a life!  Tpplay offers a 10% Agent Bonus where agents earn an extra up to 15% first recharges made by their direct referrals. To qualify, both agent and downline must bind their bank accounts, and bonuses are calculated daily with a 1x turnover requirement. Inviting fake members will lead to suspension. It’s a great way to earn extra income by referring new players!
    https://fast-track.nz/why-a-game-aviator-is-worth-revisiting/
    Scan Code to Download App mall colour game download original Features: Autoplay and auto-cashout are two of the helpful features for players who would rather not actively participate. Without having to lift a finger, autoplay allows players to program the game to automatically put bets. So, instead of being hyper-focused all the time, players can turn this mode on and enjoy the thrill of the game. The Aviator game auto-betting feature has the following options for customization: Copyright © 2014-2025 APKPure All rights reserved. Free-to-play games, such as puzzles and match-3, are a dime a dozen on the internet. But here at G5 Games, we make the utmost effort to host only the highest-quality online games that will provide the most enriching experiences to all the people who play them. Only on our platform will you be able to:

  9. see mg analista

    Thanks for one’s marvelous posting! I really enjoyed reading it, you happen to be a great author.I will be sure to bookmark your blog and will often come back later in life. I want to encourage you to continue your great work, have a nice weekend!

  10. rateio concurso tcu tecnico federal

    My partner and I absolutely love your blog and find nearly all of your post’s to be precisely what I’m looking for. can you offer guest writers to write content for you personally? I wouldn’t mind creating a post or elaborating on many of the subjects you write regarding here. Again, awesome weblog!

  11. sme belford roxo

    Howdy are using WordPress for your blog platform? I’m new to the blog world but I’m trying to get started and create my own. Do you need any coding knowledge to make your own blog? Any help would be really appreciated!

  12. bariatric liquid vitamins

    There are some attention-grabbing points in time in this article but I don’t know if I see all of them middle to heart. There may be some validity but I will take maintain opinion until I look into it further. Good article , thanks and we want more! Added to FeedBurner as properly

  13. Website

    Some really superb posts on this site, appreciate it for contribution. “Gratitude is merely the secret hope of further favors.” by La Rochefoucauld.

  14. rateio sme joao pessoa

    Very nice post. I just stumbled upon your blog and wished to say that I’ve really enjoyed browsing your blog posts. In any case I’ll be subscribing to your rss feed and I hope you write again soon!

Os comentários estão fechados.